Como aplicar metodologia SMART na sua drogaria | Universidade da Farmácia

Como aplicar metodologia SMART na sua drogaria

Muitos empreendedores do varejo farmacêutico utilizam a metodologia SMART para aplicar metas. Para muitas drogarias é comum utilizar está ferramenta para aplicar e mensurar os resultados da loja.

Neste artigo, vamos abordar:

  1. O que é metodologia SMART
  2. Como aplicar na minha drogaria
  3. Benefícios da ferramenta
  4. Metodologia pode alavancar meus resultados

Acompanhe até o final para entender desde o conceito da ferramenta até como aplicar na sua drogaria para que os resultados possam ser alcançados.

O que é metodologia SMART?

Definir metas é um dos maiores desafios dos gestores da drogaria principalmente quando se trata de estabelecê-las de forma condizente com a realidade da loja. Muitos gestores traçam objetivos vagos e impossíveis de ser alcançados por não entenderem quais os parâmetros necessários para que uma meta seja eficiente. Nesse contexto, o conceito de meta SMART é o de uma ferramenta utilizada para estruturar as metas maximizando os resultados e processos da farmácia.

  1. Specific (Específico) – Este é o ponto de partida para a definição da sua meta. O que exatamente você deseja alcançar para a sua drogaria através dela. Identifique quais os objetivos você deseja atingir. É essencial não deixar ambiguidade nessa definição para que ao verificar os resultados, eles não sejam diferentes daquilo que foi inicialmente estipulado.
  2. Measurable (Mensurável) – significa que a meta precisa ter a possibilidade de ser mensurada. Dessa forma, você conseguirá verificar o que está sendo desenvolvido e quando ela foi ou será alcançada. O acompanhamento é importante para que você possa mensurar se tudo está acontecendo conforme o cronograma estabelecido.
  3. Attainable (Atingível) – É crucial estabelecer metas que condizem com a sua realidade e da sua equipe. O objetivo precisa ser viável e não impossível. Se houver erro nessa etapa, isso irá causar desmotivação na equipe e se frustração por não alcançar a meta. Verifique através da mensuração de dados, o que de fato é viável ser realizado e qual a capacidade operacional do seu time. Vale destacar que uma meta deve exigir mais esforço do que aquilo que já é naturalmente realizado pela equipe, porém não deve ser algo inatingível.
  4. Relevant (Relevante) – É comum termos vários objetivos a serem realizados e por isso não conseguimos dar foco em uma atividade em especifico. Estabeleça a relevância de cada meta para o seu negócio e o nível de prioridade para cada uma delas. Dessa forma, sua equipe irá saber em qual deve focar para obter sucesso.
  5. Time based (Temporal) – Você passou por cada ponto e a meta está alinhada, agora precisamos estabelecer prazo para conclusão. Se a meta estabelecida possui etapas de realização coloque datas coerentes, mas lembre-se: um cronograma não precisa ficar engessado. Em alguns casos pode acontecer de sofrer um reajuste por isso é importante o acompanhamento constante.

Uma meta sem organização oferece atalho para a procrastinação e desordem na sua drogaria.

Como aplicar meta na minha drogaria

  1. Como definir uma meta específica?  Para estruturar o que deseja alcançar você pode pensar nela de modo individual analisando os dados da drogaria ou reunir sua equipe e realizar uma proposta em grupo de onde desejam chegar. Um exemplo de como definir:
    a) O que se espera alcançar? Cortar gastos desnecessários na drogaria
    b) Por que ela é importante? Para que possa investir na expansão

c) De que forma posso alcançá-la? Analisando através do fluxo de caixa onde estamos perdendo dinheiro desnecessariamente

d) Quem será o responsável por ela? Diversos setores ou somente administrativo da loja;

  • Como definir uma meta mensurável? Nesta fase são somente três perguntas que precisam ser realizadas:

e) Qual resultado deseja? Se a meta é mensurável, aqui você precisa trabalhar com números. Então se o objetivo principal é cortar os gastos desnecessários, o número é zero;

f) Como pode ser mensurado o resultado? Realizando acompanhamento de despesas, fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro na loja;

g) Quanto tempo pra ser realizado? Em seis meses ou um ano;

  • Como definir uma meta atingível?
    Neste caso não existe segredo: olhe para sua drogaria, avalie os pontos fortes e fracos da sua equipe e se existem recursos para colocar em prática.
    h) A drogaria possui capacidade operacional para realizar essa meta?
    i) A equipe que irá trabalhar nessa meta, possui as competências técnicas para atingi-la?
    j) É necessário ter mais esforço humano ou tecnológico para alcançar esse objetivo?

  • Como definir uma meta relevante? Propor objetivos e verifique qual nível de prioridade para que sua equipe possa focar e fazer a meta acontecer.

k) Qual impacto da meta para loja? Expansão da drogaria;

l) Todos da equipe compreendem a importância? Questione e apresente a todos;

m) É o momento para aplicar a meta? Sua equipe e o mercado apontam que é o momento para expandir, todas essas informações vão te levar a todas uma decisão mais assertiva para o seu negócio;

  • Como definir uma meta temporal? Basicamente depende de dois itens: informação e organização. Apresente sua equipe as datas estabelecidas e escute-os. Para que tenha segurança que os prazos são viáveis e documente todas informações coletadas a organização vai definir também o sucesso da meta.

Sintetizando:

  1. Meta Principal: Expandir a drogaria
  2. Especifica – Cortar custos desnecessários da loja
  3. Mensurável – Realizar levantamento de custos e receitas dos setores e zerá-los
  4. Atingível – Conhecer todos os indicadores da loja
  5. Relevante – Para a empresa, significa ampliar loja e faturamento
  6. Temporal – Realizar em um ano.

Benefícios da meta SMART para alcançar seus resultados

Existe vários benefícios que pode trazer quando bem aplicado e alinhado na empresa. Veja os seguintes benefícios:

  • Organização na empresa – tanto a curto quando a longo prazo a organização dos processos são garantias principais. Se o colaborador sabe o que precisa fazer e em quanto tempo, facilita a execução e atinja os resultados no prazo determinado.
  • Aumenta produtividade – quando você cria uma rotina onde o fluxo passa a ser natural, e engaja a equipe. Com os processos definidos, é possível estabelecer agenda para a equipe do que precisa ser entregue nos prazos estipulados, aumentando a produtividade.
  • Reduz tempo e burocracias – Se a realização de cada processo já está alinhada, outro benefício das metas, é a redução de tempo para execução de atividades, visto que todo caminho já foi planejado, basta seguir a programação.

Metodologia que pode alavancar seus resultados

O principal objetivo da metodologia SMART é garantir foco total nos objetivos estabelecidos. Essa metodologia pode sim alavancar seus resultados, porém é um trabalho que demanda atenção e organização para obter o que foi proposto. Ninguém da empresa vai adivinhar as metas então alinhe sempre com sua equipe para que todos fiquem engajados com os objetivos e proposito da drogaria.

Vale ressaltar que para ter o sucesso na elaboração e aplicação da ferramenta é crucial ter disciplina e conhecer sua equipe. Conheça os pontos fortes e fracos do grupo como um todo e o individual de cada um assim fica mais fácil determinar cada etapa.

Autoria: Flávia Rodrigues – Conteudista da Universidade da Farmácia

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