Como aplicar metodologia SMART na sua drogaria
Muitos empreendedores do varejo farmacêutico utilizam a metodologia SMART para aplicar metas. Para muitas drogarias é comum utilizar está ferramenta para aplicar e mensurar os resultados da loja.
Neste artigo, vamos abordar:
- O que é metodologia SMART
- Como aplicar na minha drogaria
- Benefícios da ferramenta
- Metodologia pode alavancar meus resultados
Acompanhe até o final para entender desde o conceito da ferramenta até como aplicar na sua drogaria para que os resultados possam ser alcançados.
O que é metodologia SMART?
Definir metas é um dos maiores desafios dos gestores da drogaria principalmente quando se trata de estabelecê-las de forma condizente com a realidade da loja. Muitos gestores traçam objetivos vagos e impossíveis de ser alcançados por não entenderem quais os parâmetros necessários para que uma meta seja eficiente. Nesse contexto, o conceito de meta SMART é o de uma ferramenta utilizada para estruturar as metas maximizando os resultados e processos da farmácia.
- Specific (Específico) – Este é o ponto de partida para a definição da sua meta. O que exatamente você deseja alcançar para a sua drogaria através dela. Identifique quais os objetivos você deseja atingir. É essencial não deixar ambiguidade nessa definição para que ao verificar os resultados, eles não sejam diferentes daquilo que foi inicialmente estipulado.
- Measurable (Mensurável) – significa que a meta precisa ter a possibilidade de ser mensurada. Dessa forma, você conseguirá verificar o que está sendo desenvolvido e quando ela foi ou será alcançada. O acompanhamento é importante para que você possa mensurar se tudo está acontecendo conforme o cronograma estabelecido.
- Attainable (Atingível) – É crucial estabelecer metas que condizem com a sua realidade e da sua equipe. O objetivo precisa ser viável e não impossível. Se houver erro nessa etapa, isso irá causar desmotivação na equipe e se frustração por não alcançar a meta. Verifique através da mensuração de dados, o que de fato é viável ser realizado e qual a capacidade operacional do seu time. Vale destacar que uma meta deve exigir mais esforço do que aquilo que já é naturalmente realizado pela equipe, porém não deve ser algo inatingível.
- Relevant (Relevante) – É comum termos vários objetivos a serem realizados e por isso não conseguimos dar foco em uma atividade em especifico. Estabeleça a relevância de cada meta para o seu negócio e o nível de prioridade para cada uma delas. Dessa forma, sua equipe irá saber em qual deve focar para obter sucesso.
- Time based (Temporal) – Você passou por cada ponto e a meta está alinhada, agora precisamos estabelecer prazo para conclusão. Se a meta estabelecida possui etapas de realização coloque datas coerentes, mas lembre-se: um cronograma não precisa ficar engessado. Em alguns casos pode acontecer de sofrer um reajuste por isso é importante o acompanhamento constante.
Uma meta sem organização oferece atalho para a procrastinação e desordem na sua drogaria.
Como aplicar meta na minha drogaria
- Como definir uma meta específica? Para estruturar o que deseja alcançar você pode pensar nela de modo individual analisando os dados da drogaria ou reunir sua equipe e realizar uma proposta em grupo de onde desejam chegar. Um exemplo de como definir:
a) O que se espera alcançar? Cortar gastos desnecessários na drogaria
b) Por que ela é importante? Para que possa investir na expansão
c) De que forma posso alcançá-la? Analisando através do fluxo de caixa onde estamos perdendo dinheiro desnecessariamente
d) Quem será o responsável por ela? Diversos setores ou somente administrativo da loja;
- Como definir uma meta mensurável? Nesta fase são somente três perguntas que precisam ser realizadas:
e) Qual resultado deseja? Se a meta é mensurável, aqui você precisa trabalhar com números. Então se o objetivo principal é cortar os gastos desnecessários, o número é zero;
f) Como pode ser mensurado o resultado? Realizando acompanhamento de despesas, fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro na loja;
g) Quanto tempo pra ser realizado? Em seis meses ou um ano;
- Como definir uma meta atingível?
Neste caso não existe segredo: olhe para sua drogaria, avalie os pontos fortes e fracos da sua equipe e se existem recursos para colocar em prática.
h) A drogaria possui capacidade operacional para realizar essa meta?
i) A equipe que irá trabalhar nessa meta, possui as competências técnicas para atingi-la?
j) É necessário ter mais esforço humano ou tecnológico para alcançar esse objetivo? - Como definir uma meta relevante? Propor objetivos e verifique qual nível de prioridade para que sua equipe possa focar e fazer a meta acontecer.
k) Qual impacto da meta para loja? Expansão da drogaria;
l) Todos da equipe compreendem a importância? Questione e apresente a todos;
m) É o momento para aplicar a meta? Sua equipe e o mercado apontam que é o momento para expandir, todas essas informações vão te levar a todas uma decisão mais assertiva para o seu negócio;
- Como definir uma meta temporal? Basicamente depende de dois itens: informação e organização. Apresente sua equipe as datas estabelecidas e escute-os. Para que tenha segurança que os prazos são viáveis e documente todas informações coletadas a organização vai definir também o sucesso da meta.
Sintetizando:
- Meta Principal: Expandir a drogaria
- Especifica – Cortar custos desnecessários da loja
- Mensurável – Realizar levantamento de custos e receitas dos setores e zerá-los
- Atingível – Conhecer todos os indicadores da loja
- Relevante – Para a empresa, significa ampliar loja e faturamento
- Temporal – Realizar em um ano.
Benefícios da meta SMART para alcançar seus resultados
Existe vários benefícios que pode trazer quando bem aplicado e alinhado na empresa. Veja os seguintes benefícios:
- Organização na empresa – tanto a curto quando a longo prazo a organização dos processos são garantias principais. Se o colaborador sabe o que precisa fazer e em quanto tempo, facilita a execução e atinja os resultados no prazo determinado.
- Aumenta produtividade – quando você cria uma rotina onde o fluxo passa a ser natural, e engaja a equipe. Com os processos definidos, é possível estabelecer agenda para a equipe do que precisa ser entregue nos prazos estipulados, aumentando a produtividade.
- Reduz tempo e burocracias – Se a realização de cada processo já está alinhada, outro benefício das metas, é a redução de tempo para execução de atividades, visto que todo caminho já foi planejado, basta seguir a programação.
Metodologia que pode alavancar seus resultados
O principal objetivo da metodologia SMART é garantir foco total nos objetivos estabelecidos. Essa metodologia pode sim alavancar seus resultados, porém é um trabalho que demanda atenção e organização para obter o que foi proposto. Ninguém da empresa vai adivinhar as metas então alinhe sempre com sua equipe para que todos fiquem engajados com os objetivos e proposito da drogaria.
Vale ressaltar que para ter o sucesso na elaboração e aplicação da ferramenta é crucial ter disciplina e conhecer sua equipe. Conheça os pontos fortes e fracos do grupo como um todo e o individual de cada um assim fica mais fácil determinar cada etapa.
Autoria: Flávia Rodrigues – Conteudista da Universidade da Farmácia