Aproveite o calendário de 2022 para vender mais | Universidade da Farmácia

Aproveite o calendário de 2022 para vender mais

Datas comemorativas impulsionam vendas, oferecendo oportunidades para atrair, relacionar, fidelizar e reter antigos e novos clientes. São momentos já pré-definidos ao longo do ano que permitem que você programe o seu calendário de ações promocionais e tenha pronto todo o planejamento de marketing do ano.

Organizar o calendário de marketing da sua drogaria permite que você:

  1. planeje as compras que serão feitas ao longo do ano especialmente quando afetadas pela sazonalidade
  2. preveja um orçamento para cada ação promocional e para sua divulgação
  3. prepare a equipe para alinhar o discurso de vendas e a se engajar com as ações
  4. estabeleça metas de vendas para cada divulgação de forma que retorne o valor investido e aumente a lucratividade
  5. organize e decore o ponto de venda
  6. inicie a divulgação com antecedência
  7. esteja sempre um passo a frente do seu concorrente

É importante ressaltar que as datas comemorativas para o varejo vão além das que presenciamos ao longo do final do ano, com a Black Friday, o Natal ou o Réveillon. Mas, diante de tantas, quais podem ser relevantes para a sua drogaria em 2022?

É o que veremos a seguir:

20 de janeiro é Dia do Farmacêutico

Após festividades intensas, com campanhas voltadas para o público externo, que tal começar o ano fazendo uma campanha interna? Elabore um receptivo que valorize esse cliente interno e comece o ano estimulando o reconhecimento desse importante parceiro profissional.

30 de janeiro é Dia da Saudade

Data boa para reativar clientes antigos que não compram há algum tempo, por meio de campanhas de ativação, ou vender itens com apelo emocional, focados em nostalgia.  

Do 25 de fevereiro a 05 de março é Carnaval

Divulgue com antecedência as promoções de caráter imperdíveis de compras, que mesmo com as possíveis ausências de celebrações, ainda será um feriado de longa duração. Essa pode ser sua última oportunidade de dissolver o estoque de verão.

8 de março é Dia Internacional da Mulher

Foque no setor de perfumaria e comercialize produtos de beleza e estética feminina. Também é possível criar descontos e cupons que priorizam esse público, mas sem estereotipá-lo. Faça parceria com os seus fornecedores, cabelereiros ou outros profissionais da região para realizar um “dia de beleza” dentro ou na porta da loja.

15 de março é Dia do Consumidor

Essa é uma das datas que marcam o primeiro semestre do ano quando o assunto são ações promocionais no varejo. É o momento de investir em ações para as pessoas que já conhecem a sua drogaria. Beneficie quem se relaciona com você oferecendo algum valor nas compras efetuadas. Prepare brindes e ações como “estoura balão” para os clientes se sentirem prestigiados.

31 de março é Dia da Saúde e Nutrição

Fortaleça a parceria com médicos e nutricionistas para difundir campanhas promocionais de produtos que envolvam a alimentação e a suplementação. Crie parcerias com empresas de médio porte da sua cidade para levar palestras do farmacêutico e produtos da linha de polivitamínicos com um desconto especial.

7 de abril é Dia Mundial da Saúde

Campanha social em que pode ser destacado os serviços farmacêuticos, como aferição de parâmetros fisiológicos (temperatura e pressão arterial) e aferição de parâmetro bioquímico (glicemia capilar).

08 de abril é Dia Mundial de Combate ao Câncer

Campanha de conscientização, que pode oferecer conteúdo relevante nos canais de comunicação digitais sobre os tipos de doença e exames preventivos em vários formatos, como vídeos e textos, por exemplo. Ainda podendo se desdobrar em outros eventos nos meses de outubro (Rosa, sobre o câncer de mama) e novembro (Azul, sobre o câncer de próstata).

17 de abril é Páscoa

Passou a ser comum encontrar ovos de Páscoa nas drogarias. Além disso, a data é um ótimo momento para estimular a brincadeira, com a presença de personagens temáticos, caça à prêmios e descontos.

8 de maio é Dia das Mães

Uma das datas mais importantes do varejo, uma vez que está ligada a sentimentos como amor e gratidão. Logo, crie apelos emocionais para as campanhas e, caso queira se prevenir, não deixe faltar papel para presente nem cartão de lembrança.

12 de maio é Dia do Enfermeiro

Já falamos anteriormente que o futuro das drogarias está em se aproximar do conceito de “casa de saúde”, um local aonde as pessoas vão para se manterem saudáveis, não para tratarem doenças. Abra espaço para que outros profissionais da saúde realizem campanhas em sua loja, cuidando dos seus clientes e demais pessoas interessadas, para que eles vejam valor nos produtos e serviços disponibilizados ali.

12 de junho é Dia dos Namorados

Tenha em mente essa dica: casais adoram promoções do tipo “leve dois, pague um”. Então, crie esses “combos” vantajosos para esse perfil de público que busca surpreender a “cara metade” especialmente na linha de saúde sexual. Você ainda pode gerar engajamento com as redes sociais ou através de cupons promovendo um sorteio de jantar para a data em questão.

14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue

Mais uma campanha de conscientização que pode ser feita online, trazendo informações do hemocentro local e incentivando a doação como parte de uma conduta cidadã e participativa. Além de dar uma “quebrada” no ritmo de postagens que falam apenas de produtos nas suas redes sociais, dando uma humanizada em sua presença digital.

Se desejar ir além, organize um grupo de doadores e patrocine o transporte deles até o hemocentro. Documente tudo e mostre-se relevante com o seu negócio, na sua comunidade. Divulgue na loja que naquele dia, os doadores que levarem a comprovação terão um desconto de x% na farmácia.

26 de julho é Dia dos Avós

A população está envelhecendo e poucas são as drogarias e farmácias que estão preparadas para atender esse público adequadamente. Neste post citamos as características da população idosa em situação de compra, e como você pode se preparar para recebê-la adequadamente – e quais as vantagens disso.

5 de agosto é Dia Nacional da Saúde

Que tal repetir a campanha aos moldes do Dia Mundial da Saúde (7 de abril)?

14 de agosto é Dia dos Pais

Outra campanha de apelo emocional, mas dessa vez foque em produtos utilizados por homens para serem colocados em promoção.

5 de setembro é Dia do Oficial de Farmácia

Qual a diferença entre drogaria e farmácia? Qual o papel desse profissional, que existe a tanto tempo e é um profundo conhecedor de medicamentos? É a chance para criar conteúdo explicativo e contar um pouco da história da profissão e da sua loja para seus clientes, aproveitando o alcance dos meios digitais.

12 de outubro é Dia das Crianças

Que tal uma verdadeira festa na loja, com atores vestidos de personagens infantis, pipoca, algodão doce, balão e pula-pula. Tamanha comemoração pode contar com alguns patrocinadores, enquanto você aproveita para colocar em evidência os produtos infantis como fraldas, mamadeiras e leite em pó, por exemplo.

15 de setembro é Dia do Cliente

Faça campanhas que valorizem clientes e fidelizem consumidores com muitos vouchers promocionais, cupons exclusivos e sorteios de brindes especiais para incentivar o consumo.

30 de outubro é Dia do Balconista

Mais uma campanha de valorização do cliente interno, dessa vez voltada para os atendentes. Recepcione-os com um café da manhã especial e surpreenda-os com “mimos” que os lembrem da importância do trabalho que realizam diariamente no estabelecimento. Afinal, isso é reconhecimento.

14 de novembro é Dia Mundial de Combate à Diabetes

Pense numa campanha integrada, que encontre as pessoas tanto on-line quanto off-line e às conduza ao ponto de venda para aferir o índice glicêmico e saber mais sobre a doença. Não esqueça de preparar o estoque para atender a um possível aumento nas vendas desse tipo de medicamento.

25 de novembro é Black Friday

Do marketing, passando pela gestão às compras, há uma série de posts aqui no Blog que valem a pena ser consultados para se preparar para uma das datas mais importantes do varejo.

25 de dezembro é Natal

Claro que a data mais importante do mercado varejista em geral não poderia ficar sem um artigo próprio para você apreciar as dicas de estratégias natalinas, confira.

Conclusão

Muitas são as datas comemorativas que nosso calendário proporciona, mas nem todas convém para uma drogaria ou farmácia. O importante é que você, gestor ancorado na curadoria deste artigo, selecione as que mais fazem sentido dentro do seu planejamento para 2022.

O importante é estar presente na jornada de compra do seu cliente, de maneira estratégica fazendo sentido para a sua loja e para o seu consumidor.


Guilherme Garcia – Analista de Marketing da Universidade da Farmácia (com colaboração de Kelly Miyake – Coordenadora da Universidade da Farmácia)

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