Importância do pós-venda para fidelização do cliente da farmácia | Universidade da Farmácia

Importância do pós-venda para fidelização do cliente da farmácia

Para manter um fluxo de clientes ativos na drogaria, algumas preocupações são necessárias para desenvolver um bom relacionamento com o consumidor. E esse relacionamento é desenvolvido no pós-venda. Um dos maiores erros dos proprietários de drogarias é de acreditar que a tratativa com o cliente se encerra no balcão.

Na verdade, esse é o início. O início do relacionamento que você vai manter com o shopper para garantir que ele volte e compre da sua drogaria novamente. Para isso, é importante entender o conceito principal de pós-venda e os benefícios de traçar estratégias na sua drogaria.

Neste artigo, você vai saber:

1. O que é pós-venda

2. Quais os benefícios de aplicar o pós-venda

3. Porque o pós-venda se torna cada vez mais importante

4. Quais ações e estratégias utilizar na drogaria

Acompanhe até o fim e descubra não só porque o pós-venda é essencial para qualquer empresa de varejo da atualidade – incluindo farmácias e como você pode aplicar a técnica e vender muito mais.

O que é pós-venda?

Pós-venda é uma das estratégias realizadas após a venda de um produto ou serviço e consiste basicamente em manter contato com o cliente. Isso pode ser feito através da realização de pesquisa de satisfação, informação sobre novidades em produtos e serviços, lembrete de produto acabando, dentre outras ações.

O principal objetivo é se manter ativo na mente do shopper para garantir a recompra, ou seja, a fidelização do cliente.

Quais benefícios posso ter aplicando pós-venda?

Quando o pós-venda é bem aplicado, você pode garantir 3 benefícios tangíveis na sua drogaria:

1. Satisfação do consumidor – saber se ele encontrou o produto que procurava em sua loja e com um preço acessível, se foi bem atendido na drogaria até mesmo saber pontos de melhorias que podem haver.

2. Fidelização do cliente – quando sua loja atende as expectativas do cliente você passa a ter clientes fiéis que vão promover sua marca: o tão famoso marketing boca a boca. Além disso, você garante que ele volte a comprar da sua farmácia várias e várias vezes. Afinal, fidelizar clientes é mais barato que conquistar clientes novos.

3. Ações futuras de marketing – no final de todo pós-venda nosso ponto principal é o cuidado com o cliente. Sua loja precisa demonstrar uma preocupação natural com o ele, ou seja, fazer com que o shopper se sinta importante para sua drogaria.

Porque o pós-venda se torna cada vez mais importante

O atual cenário do varejo exige que as ações de pós-venda sejam efetivas. Hoje, vale mais o cliente que compra R$50,00 todo mês do que o cliente que compra R$500,00 uma única vez e não volta.

Até mesmo grandes varejistas que não tinham programas de fidelidade entraram com tudo em 2021 – fazendo, inclusive, grandes campanhas de marketing. Vide as ações do Burguer King e do Habbib’s.

Para muitas drogarias o pós-venda ainda é novidade, porém, no cenário atual, o pós-venda se torna um diferencial que vai fazer a sua drogaria se destacar perante os concorrentes.

Na prática: o cliente compra o produto na sua loja – seu time aplica o pós-venda (se preocupa em atender suas necessidades) – o cliente confia na sua loja e no seu time – o cliente compra novamente.

Sintetizando, se sua loja se disponibiliza a sanar as necessidades e dúvidas do cliente, a chance de ele retornar é maior e, com isso, aumenta os lucros da loja.

Quais ações e estratégias que utilizar na drogaria?

1. Pesquisa de satisfação: a própria pesquisa permite ao consumidor falar o que sentiu na sua drogaria, se atendeu suas expectativas e o que sentiu falta também. Quando entendemos onde precisamos melhorar, facilita até mesmo enxergar por onde começar as estratégias.

A pesquisa pode ser feita por ligação, uma folhinha disponível na loja, ou até mesmo abordagem rápida no caixa, quanto a pessoa paga pelos produtos.

2. Monitoramento do cliente: verifique o trajeto do cliente dentro da loja. Se ele saiu sem nada, entenda o porquê, analise se ele procurou suas redes sociais ou se veio procurar algum produto de autosserviço e não encontrou o que procurava.

Isso vai trazer uma visão da qualidade do seu PDV e do seu mix.

3. Tenha um bom e ágil atendimento: apesar de muitos acharem clichê falarmos sobre um bom atendimento sempre, é importantíssimo realizar um atendimento de qualidade e com educação. Muitas vezes, o primeiro contato vai definir se cliente retorna ou não.

Mas lembre-se: independentemente se o atendimento é presencial ou virtual, trate o consumidor como alguém próximo para abrir caminho para a fidelização.

O cliente só retorna no lugar em que se sentiu acolhido e bem tratado.

Autoria: Flávia Rodrigues – Conteudista da Universidade da Farmácia